Aparelho autoligado vs alinhadores. Veja as vantagens e desvantagens

Aparelho autoligado vs alinhadores. Veja as vantagens e desvantagens

Adultos que desejam alinhar os dentes tardiamente têm pavor de passar meses (ou até anos) em tratamento com os braquetes metálicos e borrachinhas coloridas. A parte positiva é que os avanços da ortodontia permitem que sejam usadas outras opções de aparelho ortodôntico mais discretos: como o aparelho autoligados transparente e os alinhadores. Mas afinal, qual é mais vantajoso? Vale a pena mesmo deixar a versão convencional de lado para apostar em estética? Entenda agora neste texto: aparelho autoligado vs alinhadores.

Qual é a principal diferença: aparelho autoligado vs alinhadores?

Os dois tipos de aparelho têm o mesmo objetivo: alinhar os dentes. Entretanto, o aparelho autoligado não é removível durante o tratamento, já que os braquetes são colados nos dentes. Enquanto isso, o alinhador pode ser removido em alguns momentos do dia.

Qual opção escolher – aparelho autoligado vs alinhadores?

Não existe tecnologia de tratamento ortodôntico que só possua benefícios. Conheça as principais características de aparelho e decida o que mais se adequa na sua rotina.

Aparelho Autoligado Transparente

Os aparelhos autoligados transparente mantém a estética do começou ao fim do tratamento, sem perder a funcionalidade. Além de extremamente resistentes, as peças não mudam de cor com o tempo e podem até mesmo reduzir a duração do tratamento.

Pelo fato de o autoligado não ter as ligaduras elásticas (borrachinhas), o atrito causado é menor, o que facilita a movimentação dentária e permite mais conforto ao paciente. O fio termoativado, por estar em constante contato com o calor da boca, ajuda a diminuir o número de visitas ao ortodontista, já que a movimentação realizada é prolongada. Por isso, estima-se que o número de consultas seja reduzido em 40%.

E todos os benefícios ainda têm um excelente custo-benefício. Você não só se deslocará menos, economizando com transporte, como terá que pagar um número menor de manutenções.

A desvantagem é que não é possível tirar da boca para escovação, portanto, o cuidado com a higiene deve ser redobrado.

Aparelho autoligado vs alinhadores

Alinhador transparente

Os alinhadores são elásticos e resistentes. Quando colocado na boca, faz resistência para voltar a posição original, o que alinha pouco a pouco os dentes. As placas são trocadas com certa periodicidade (entre duas e três semanas) para regredir o problema até deixar de existir.  E acredite se quiser, mas essa “placa transparente” pode resolver muito mais problemas de má oclusão do que os aparelhos convencionais.

Existe a possibilidade de realizar procedimentos como clareamento dental, pois as superfícies vestibulares livres, enquanto nos convencionais e autoligados, não.

O tratamento é fácil, porém exige da pessoa muita responsabilidade. O tempo exigido para usar o alinhador diariamente é de 22 horas. Caso o paciente não use pelo tempo estabelecido, pode não obter resultados satisfatórios.

Os braquetes costumam atrapalhar a visualização dos dentes. O alinhador, por ser removível permite acompanhamento de progresso do alinhamento, o que torna o tratamento muito mais entusiasmante.

Uma desvantagem é que o alinhador pode ser mais caro que os convencionais e autoligados. Outro ponto é que apesar de ser ótimo tanto para crianças, quanto para adultos, não realiza todas as mudanças necessárias, como rotação, intrusão e extrusão dentária.

Indicações de cada tipo de aparelho

O ortodontista sempre será a pessoa mais adequada a prescrever o tratamento para a má oclusão. Serão feitos avaliações e exames para diagnosticar o tipo de problema a ser corrigido, levando em conta queixas do paciente.

A indicação também terá base no comportamento, pois pessoas pouco colaboradoras não possuem muito sucesso no uso do alinhador.

Qual é o tempo de tratamento de cada aparelho?

Cada corpo reage de uma maneira, portanto, apesar do ortodontista conseguir prever uma média no início, apenas observando as respostas e a movimentação para entender a duração final. Em média, autoligados exigem 24 meses para conclusão de tratamento de casos complexos, enquanto os alinhadores tem média de 4 a 6 meses.

aparelho autoligado vs alinhadores

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *