Apinhamento dental: o que é?

Apinhamento dental: o que é?

O apinhamento dental, mais conhecido como dentes tortos ou encavalados, é um dos grandes motivos de pacientes recorrerem ao tratamento com aparelho ortodôntico. A correção está diretamente ligada a causa e severidade do problema. Sendo assim, em geral, pode ser usado tanto o aparelho fixo como o alinhador para deixar o sorriso mais bonito.

Ao final deste texto, você aprenderá tudo sobre o apinhamento dental, causas e riscos.

O que é apinhamento dental?

O apinhamento dental é quando os dentes se posicionam de maneira incorreta.  É comum, principalmente, nos dentes ântero inferiores. As principais características são dente com giro lateral e posicionados mais para frente (vestibularizados) ou para trás (lingualizados).

Qual é a causa do apinhamento dental?

O apinhamento dental ocorre por falta de espaço para acomodação dos dentes da arcada dentária. Portanto, dentes muito grandes em arcadas pequenas podem causar a alteração na posição. O que leva aos giros e deslocamentos severos.

A causa é genética e hereditária. Como a genética determina o tamanho dos dentes e maxilares, pode haver falta de proporção. Entretanto, o apinhamento pode aparecer tardiamente, com o nascimento do dente do siso. A pressão da erupção exercida nos outros molares começa a apinhar o dentes da frente.

Traumas, causados por pancadas ou quedas, durante o crescimento da mandíbula, também podem levar aos dentes tortos.

Quais são os maiores riscos do apinhamento dental?

Apesar do apinhamento ser considerado comum, pode apresentar grandes riscos. Os ortodontistas alertam que pode haver dificuldade para higienização adequada, o que aumenta a placa bacteriana, cálculo dental, gengiva, osso e até mesmo a periodontite.  A mordida também pode ser prejudicada pelo posicionamento incorreto dentário.

Como é feito o tratamento do apinhamento dentário?

O grande objetivo de ortodontistas é estabelecer oclusão correta, de forma que a mastigação, deglutinação, fala e respiração sejam realizadas corretamente. Além disso, se preocupam com a estética do sorriso, visto que a autoestima afeta e muito nas relações interpessoais dos pacientes.

Como é praticamente impossível nascer sem nenhum defeito na arcada dentária, vários tratamentos já foram desenvolvidos para corrigir o apinhamento dental da melhor forma, sem causar desconforto e muito mais rapidamente.

A escolha do aparelho ideal varia de acordo com as características individuais de cada pessoa e severidade da má oclusão. Para determinar, são realizados exames, incluindo registros fotográficos, para entender mais sobre o posicionamento.

Conheça agora as principais formas de tratar o apinhamento.

Aparelho ortodôntico fixo

Os aparelhos fixos são os mais comuns para resolução de dentes tortos ou encavalados. Isso, porque conseguem realizar mais força na movimentação do que os removíveis. O tempo de tratamento é longo.

Aparelho removível

Os aparelhos móveis são mais usados em crianças, quando o apinhamento está bem no início. Os movimentos realizados são mais leves. Exige muita disciplina do paciente, já que há a possibilidade de tirar e colocar.

Desgastes no dentes

Realizar desgastes entre os dentes, através de dispositivos de ancoragem esquelética, visando obtenção de espaços em ambas as arcadas ou projeção e expansão de dentes superiores e inferiores é uma das alternativas conservadoras e pouco utilizadas.

Extração dentária

Dependendo da gravidade da situação, será preciso extrair dentes permanentes para obter o espaço necessário para realizar a movimentação.

O melhor tratamento para apinhamento dental

Os aparelhos da New One são o próximo passo da evolução. O Autoligado New Evolution e o Alinhador Transparente New Aligner foram desenvolvidos pelo Dr. Cláudio Figueiredo e pelo Dr. Vicente Pacheco com a mais moderna tecnologia para proporcionar um tratamento confortável e de qualidade.

Conheça o autoligado New Evolution

O New Evolution é um aparelho autoligado que realiza mudanças significativas no sorriso dos pacientes em um curto período de tempo. Além da ausência da borrachinha, que diminui a resistência e desconforto, o fio usado é termoativado. Sendo assim, a pressão é realizada por mais tempo e de forma constante. O número de consultas, por isso, é reduzido em 40%.

É mais higiênico, pois permite facilidade de escovação. Mais estético, já que é transparente do fio ao braquete. Possui maior durabilidade, por conta da resistência das peças. Entenda a diferença Autoligado x Convencional 

Casos de apinhamento dental são resolvidos sem problemas e com risco muito menor de extração. O New Evolution possibilita maior expansão da mandíbula. Ou seja, o posicionamento incorreto dos dentes não te farão passar por procedimentos traumáticos no dentista envolvendo extração.

New Aligner

O New Aligner é um alinhador criado com a mais alta e moderna tecnologia. Permite um tratamento dentário praticamente invisível e muito confortável.

apinhamento dental

Encontre agora um dentista credenciado New One e comece o tratamento

Para realizar um tratamento com aparelho autoligado ou alinhador transparente, é preciso encontrar um dentista de confiança, que passe segurança para a realização de todos os procedimentos. Converse com o profissional sobre os aparelhos da New One e deixe que te indique qual é o mais adequado para sua necessidade.

Saiba onde encontrar profissionais que trabalham com o New Evolution e com o New Aligner.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *