Como acabar com aftas causadas por aparelho

Como acabar com aftas causadas por aparelho

Os primeiros dias de uso de aparelho fixo autoligado podem ser muito difíceis. Por conta da adaptação, o paciente pode sofrer com aftas devido aos pequenos traumas causados por morder demais a bochecha e bater a escova nos dentes durante a escovação. Essas lesões, infelizmente, podem surgir em diversos momentos do tratamento dentário, mas graças aos avanços da ortodontia, é possível encontrar soluções confortáveis. Aprenda como acabar com aftas de uma vez por todas com dicas dadas por profissionais competentes e especializados.

O que são as aftas? 

As aftas são pequenas feridas arredondadas e esbranquiçadas, com as bordas ou contornos vermelhos, que aparecem na cavidade bucal. Apesar de causar incômodo, essas lesões são benignas e muito comuns na população. Não há risco de complicações e também não são contagiosas.

Entretanto, caso apareçam com frequências, de maneira com que comprometa o bem-estar, é preciso procurar um profissional especializado. Ele irá prescrever um tratamento que proporcione conforto e vai te ensinar como acabar com aftas.

Onde podem surgir as aftas?

Basicamente, as aftas podem surgir em qualquer parte da boca e simultaneamente em diversas regiões. Sendo assim, podem ser afetados:

» Língua: um dos locais que causam mais incômodo, por conta da fricção com os dentes.

» Bochecha: o local fica sensível e inchado, o que torna muito mais fácil morder sem querer.

» Gengivas: quando aftas surgem na gengiva, é preciso evitar o atrito com a escova na hora da higienização bucal.

» Céu da Boca: não são muito comuns, mas aftas também surgem no céu da boca. O local fica bastante sensível, o que acaba dificultando a mastigação de alguns alimentos, por conta do atrito.

Quais são os tipos de afta?

Você sabia que existem tipos de afta? Elas são classificadas conforme a forma de manifestação. Conheça os três tipos existentes:

Afta Minor: feridas isoladas e pequenas (máximo de 8 mm). Cicatrizam entre 6 e 15 dias, sem deixar marcas.

Afta Major: condição que acomete apenas 10% dos pacientes. Nesses casos, as aftas podem chegar a 1 cm e aparecem mais frequentemente. São muito dolorosas e pode afetar a mastigação de alimentos. Também há demora no tempo de recuperação e podem resultar em cicatrizes no local.

Herpetiformes (agrupadas): são feridas pequenas (com 3mm) em grande quantidade concentradas em um ponto da boca. Aparece em 5% dos casos. 

O que causa o surgimento de aftas? 

Antes de pensar em como acabar com aftas, você precisa entender mais sobre elas. Isso, porque muitas vezes a afta é só um sintoma de uma doença ou reflexo de algo que precisa ser mudado em seu comportamento.

Por mais que a odontologia já tenha avançado, ainda não é possível detectar com precisão a causa clínica que afeta cada pessoa. Portanto, vamos apontar agora o que favorece o surgimento desse tipo de lesão.

⊕ Queda da imunidade

⊕ Infecções

⊕ Estresse

⊕ Má alimentação (resultando em ausência de vitaminas essenciais)

⊕ Traumas e machucados causados na hora da higienização bucal

⊕ Uso de aparelho ortodôntico

⊕ Uso de prótese

⊕ Uso de dentaduras

⊕ Hereditariedade

⊕ Alterações gástricas causas por alimentação inadequadas e uso de medicação

⊕ Reações alérgicas

⊕ Tabagismo

⇒ Vale ressaltar que as aftas costumam surgir quando as causas se somam. Por isso se você tem uma rotina estressante, está se alimentando mal e estão faltando vitaminas no seu organismo, o que está de deixando com a imunidade baixa, a probabilidade de você ter lesões é alta.

A afta pode ser sintoma de alguma doença? 

Sim.  As aftas são lesões muito comuns, mas quando ocorrem com muita frequência é preciso investigar. Procure um dentista e explique o que acontece. Pergunte também se há a necessidade de procurar um clínico geral ou gastroenterologista para descartar outras possibilidades. Antes de dar a recomendação, o profissional fará um levantamento de histórico, hábitos e rotina, além de avaliação da lesão. Pacientes com AIDS, Doença Celíaca, Doença de Crohn, Candidíase e Câncer bucal têm aftas.

Quais são os sintomas da afta?

Você não vê a hora de aprender como acabar com aftas, mas será que você realmente tem? Muita gente ainda confunde herpes com afta. Fique atento aos sintomas.

As aftas são redondas ou ovais e têm centro branco ou amarelo com bordas avermelhadas. Causam ardência e dor contante ou apenas quando há contato com a boca. Pode haver inchado e sangramento leve.

Qual é a diferença entre afta e herpes?

A grande diferença entre afta e herpes é que a herpes é uma bolha dolorosa que só aparece na parte externa dos lábios da pessoa. É causada por um vírus e infecciosa e contagiosa.

Como acabar com aftas: busque ajuda profissional

De maneira geral, o remédio vai acabar com aftas e amenizar o desconforto. Pode ser de uso oral, gel ou pomada. O especialista vai indicar o melhor para cada caso, levando em conta as individualidades de cada paciente por conta de necessidades e efeitos colaterais.

Conheça algumas formas de como acabar com aftas:

Como acabar com aftas com enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais são muito indicados no tratamento de aftas. Os mais indicados por conta da composição são Colgate PerioGard ou Sensodyne sem álcool. Converse com o especialista e veja qual é a indicação dele. Por mais que não seja algum dos dois, desde que o produto não tenha álcool, provavelmente vai aliviar o desconforto.

Como acabar com aftas com medicamentos orais

Em casos de lesões extensas, duradouras e dolorosas, provavelmente, o dentista vai orientar o uso de comprimidos. Podem ajudar a diminuir a inflamação e reduzir o desconforto.

Como acabar com aftas com pomadas e géis

Os dentistas orientam a aplicação de pomadas e géis diretamente na lesão para o tratamento. Os mais receitados são: Gingilone; Ad-muc; Aftine e Colujet*.

* Não faça uso de nenhuma medicação ou tratamento sem orientação de dentista ou médico.

Como acabar com aftas com terapias à laser

Em casos agressivos, o dentista pode recorres a terapias à laser para aftas. São feitas aplicações pontuais de baixa intensidade para acelerar o processo de cicatrização.

Como acabar com aftas usando aparelho ortodôntico

A afta causada pelo aparelho ortodôntico é mais comum nos primeiros dias, quando o paciente ainda está se adaptando.  Isto é: se a causa for o aparelho. Como te explicamos, a lesão pode ter muitas e só indo até um profissional para saber a real motivo do surgimento.

De maneira geral, vamos te dar alguns conselhos para que você aprenda como acabar com aftas usando aparelho nos dentes.

√ Tenha uma alimentação saudável e repleta de vitaminas e nutrientes

√ Cuidado com o aparelho dentário

√ Visitas ao dentista com frequência

√ Escovação feita com cuidado

√ Evitar o estresse

√ Evitar consumir alimentos e bebidas ácidos

√ Usar cera ortodôntica para deixar o aparelho mais “confortável”

Como prevenir as aftas causadas pelo aparelho ortodôntico?

Se a causa da afta for realmente o aparelho ortodôntico, uma saída para que você não sofra é escolher um aparelho ortodôntico confortável. O New Evolution, desenvolvido pela New One, é o mais moderno aparelho fixo autoligado do mercado.

Os ortodônticos autoligados não precisam das borrachinhas coloridas. O fio é passado pelas canaletas dos braquete e ficam presos por uma trava, que por terem um dispositivo de fixação específico no interior, realizam força para sustentar o fio. O braquete, que no tratamento convencional é de metal, neste tratamento é de safira. Além de transparentes, são discretos e menores. Isso tudo torna o tratamento muito mais seguro e confortável.

O New Evolution usa o fio termoativo e, por estarem aquecidos com a temperatura natural da boca, ficam ativos por mais tempo, o que potencializa o tratamento. O tempo médio de tratamento é entre 12 e 24 meses

Como acabar com aftas

Encontre agora um ortodontista de qualidade

Se você gostou do que o New Evolution e está pensando em trocar de aparelho por estar cansando de sofrer com aftas, encontre agora um profissional credenciado na sua cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *