Como clarear os dentes após o uso de aparelho dentário

Como clarear os dentes após o uso de aparelho dentário

Você já deve ter encontrado diversas formas de como clarear os dentes com tratamentos caseiros e naturais. Bicarbonato de sódio, óleo de coco, vinagre de maçã… Será que realmente alguma dessas soluções funcionam? Será que ao fazer isso você estará comprometendo sua saúde bucal? Se você acabou de fazer uso de aparelho dentário, é normal que tenha o desejo de ter os dentes mais brancos.

Nós conversamos com ortodontista Dr Cláudio Figueiredo, que fez questão de esclarecer todos os ministérios quanto ao clareamento dentário. Vamos te explicar como ter um sorriso ainda mais bonito de uma forma segura.

Por que os dentes amarelam? 

Os dentes são compostos de polpa, a dentina e o esmalte. O esmalte cobre a dentina, local onde os nervos estão localizados.  Por conta de maus hábitos de higiene bucal e consumo de alimentos e bebidas que provocam manchas, são causadas fraturas que comprometem a cor. Sendo assim, o esmalte do dente some e a cor natural da dentina é revelada.

Por que as pessoas estão procurando como clarear os dentes? 

As pessoas estão procurando cada vez mais por como clarear os dentes, porque, de acordo com o Dr Cláudio, estão  mais preocupadas com a própria aparência e com formas de aumentar a autoestima. “Atrizes da televisão, subcelebridades e outros famosos têm aqueles sorrisos dignos de comercial de pasta de dente e, quando veem algo assim, acabam sentindo muito desejo de ter também. Por isso, acabam desenvolvendo uma fixação por dentes brancos”, contou. 

Para o profissional, não há nada de errado em querer um sorriso perfeito, porém é perigoso quando a obsessão é tanta que começam a fazer loucuras para conseguir o branco total. “Já ouvi casos de pessoas que fizeram mistura de bicarbonato de sódio com água oxigenada e suco de limão e de pasta de morangos com sal. É importante ressaltar que o objetivo com isso sequer será atingido, porque não deixará o dente totalmente branco, apenas vai trazer uma tonalidade mais limpa. Além disso, o uso do bicarbonato pode causar desgaste dentário e sensibilidade, caso seja usado em excesso”, explicou o Dr.

Como clarear os dentes de maneira responsável

O conselho do profissional de ortodontia é direto: “deixe de pesquisar no Google sobre como clarear os dentes e recorra a um dentista”. Existem alguns métodos de clareamento que, além de serem mais rápidos, são mais seguros e eficazes. Conheça os principais:

» Clareamento a laser: é o método mais rápido de clareamento dentário. Já na primeira sessão é possível observar resultados significados. No procedimento, o dentista usa um produto clareador de alta concentração ativado com luz de laser.

» Clareamento caseiro: é o clareamento feito em casa, sob acompanhamento e prescrição de um dentista. Pode ser feito por meio de fitas de clareamento ou gel clareador e tem duração de duas semanas.

» Aplicação de facetas de porcelana ou resina: é o método utilizado em último caso, quando nenhum outro funcionou. São camadas finas que revestem os dentes que melhoram cor e estético.

» Clareamento com Carvão Ativado : é o clareamento dental feito a base de carvão ativado e oléo essencial de laranja. Esse método trás resultados expressivos e costuma ser um ótimo custo benefício. Temos como exemplo no mercado o clareador dental xtradent. Que é utilizado por vários artistas e digital influencers.

*É muito importante escolher um profissional competente para escolher a estratégia ideal que vai te fazer ter dentes mais brancos. Um dentista de qualidade vai analisar seu caso individualmente e passar as recomendações pós-tratamento corretas que vão te ajudar a ter o sorriso que tanto deseja.

Como manter os dentes mais brancos 

Não basta saber só como clarear os dentes, é preciso saber como manter a cor clarinha. O Dr. Cláudio separou algumas dicas que podem te ajudar a perder o medo de sorrir.

√ Cuidado com a ingestão de café em excesso (máximo de 2 xícaras por dia)

√ Não fume

√ Escove os dentes após a ingestão de qualquer alimento ou bebida

√ Visite regularmente o dentista e faça limpezas

A prevenção ainda é a melhor forma de ter dentes brancos

De acordo com Figueiredo, manter a saúde bucal em dia e evitar o consumo excesso de café, além de não fumar cigarros, podem evitar realização de clareamentos dentários. 

O profissional também reforça que pacientes que vão realizar tratamento dentário devem se certificar que estão se consultando com um bom profissional e que optaram por um bom tipo de aparelho. “O melhor, hoje em dia, é o autoligado estético. Como ele torna a higienização do dente muito mais fácil, dificilmente surgirão problemas de amarelamento por dificuldade em escovar os dentes”, disse. 

LEIA TAMBÉM

Como escovar os dentes com aparelho: passo a passo

O próximo passo da evolução chegou

Para quem quer garantir que não vai sofrer com os dentes amarelados durante o tratamento com aparelho dentário, o segredo é conhecer o New Evolution, aparelho desenvolvido pela New One. Além de ser mais confortável, 40% mais rápido e mais econômico que os convencionais, são muito mais higiênicos. Conheça as 10 vantagens do aparelho autoligado transparente

como clarear os dentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *