Como escovar os dentes com aparelho: passo a passo

Como escovar os dentes com aparelho: passo a passo

Muitas pessoas ainda se perguntam como escovar os dentes com aparelho de maneira correta, visto que essa pode ser uma tarefa muito complicada. Quando a comida fica presa nos braquetes e a higienização não é feita corretamente, o risco de surgimento de cáries e bactérias é grande. Você sabia que isso pode atrasar o tratamento dentário? Isso mesmo, falta de higiene bucal dificulta a movimentação dos dentes. Portanto, se você quer o seu sorriso branquinho, saudável e não quer atrasar o trabalho do aparelho ortodôntico, continue lendo. Vamos te ensinar a usar a escova tão bem que você nunca mais vai ter cáries.

Como escovar os dentes com aparelho: materiais necessários

Você vai precisar de alguns materiais para que sua escovação seja completa. Você pode encontrar tudo em farmácias ou hipermercados.

√ Escova comum

√ Escova Interdental

√ Fio dental

√ Passador de fio dental

√ Enxaguante bucal

Como escolher a escova de dentes 

Antes de te ensinarmos como escovar os dentes com aparelho, vamos ensinar a escolher a escova de dentes adequada. Na verdade, você vai precisar de duas: a comum e a interdental.

A comum deve ter cerdas macias para que não danifique a estrutura do aparelho. O recomendado é que evite comprar as elétricas ou sônicas, não só porque não conseguirá maneja-las direito dentro da boca por conta do espaço, mas também porque haverá o desgaste rápido das cerdas. Ela deve ser trocada a cada dois meses.

Ao escolher a escova interdental, que é a que cabe entre os metais do aparelho e vai evitar o acúmulo de comida, opte por uma marca que ofereça broxas substituíveis.

Como escovar os dentes com aparelho: passo a passo

Está pronto para aprender como escovar os dentes com aparelho ortodôntico? A primeira coisa que você precisa saber, antes de entrarmos no passo a passo, é que os dentes precisam ser escovados após cada refeição. Tomar cuidado em cada etapa que será descrita a seguir será fundamental para sua saúde bucal.

Outra coisa que precisa entender antes de começarmos é que o dente possui parte interna (virada para a língua), externa (em contato com a bochecha) e coroas (voltadas para o céu da boca e para a língua) e todas precisam ser muito bem limpas.

1º passo

Antes de escovar os dentes, uma boa dica é gargarejar com um pouco de água duas ou três vezes. Isso vai ajudar a soltar a comida presa. Se você tiver acabado de fazer a manutenção no aparelho dentário, pode realizar o procedimento com água morna, já que vai deixar a escovação muito mais confortável.

2º passo para aprender como escovar os dentes com aparelho

Aprenda a segurar a escova. Você precisa precisa escovar os dentes uma vez com as cerdas inclinadas para cima e outra com elas inclinadas para baixo, já que só assim irá conseguir limpar os dois lados do aparelho.

3º passo

Agora que você já aprendeu como escovar os dentes com aparelho, chegou a hora de botar em prática o movimento. Escove a face interna do dente para frente e para trás com calma e depois faça movimentos circulares em ambas as arcadas. Passe para a face externa, que é a mais difícil, pois é onde os braquetes estão localizados. Intercale entre movimentos circulares e de vai e vem e depois, para finalizar, use a técnica de cerdas inclinadas para baixo, para que  alcancem melhor as gengivas e a raiz dos dentes. Dê atenção também para as coroas dos dentes, no mesmo esquema, movimentos circulares e de um lado para o outro. Faça tudo com muita calma.

Por fim, passe a escova interdental nos “espacinhos” de cada braquete.

4º passo

Além do dente. Você também precisa dar atenção para gengiva, bochecha e língua. Esses locais também são perfeitos para acúmulo de germes e placa, por isso, não deixe de escovar com cuidado.

5º passo para aprender como escovar os dentes com aparelho

Examine para ver se não sobrou nenhum restinho de comida. Não tem jeito, por mais que você tome muito cuidado, pode deixar escapar algo. Por isso, é muito importante que dê uma última olhada antes de passar para a próxima fase da higienização bucal.

6º passo

Agora entendeu que como escovar os dentes como aparelho, você precisa aprender a passar o fio dental. Para isso,  vai precisar do passador de fio dental. É só inserir em cada espaço entre os dentes. O segredo para remover a placa com mais eficiência é puxar a linha para os lados dos dentes ao invés de deixá-la reta.

7º passo

Gargareje uma tampinha de enxaguante bucal por aproximadamente 30 segundos. Depois enxague novamente com água morna.

Dicas para manter o sorriso lindo sempre

Se você quer que seu sorriso fique sempre lindo, além de aprender como escovar os dentes com aparelho, você também precisa tomar alguns cuidados. Um deles é com a alimentação. Uma dieta balanceada e equilibrada em vitaminas é essencial. Priorize alimentos nutritivos e ricos em fibras, minerais e gordura boa.

Visitar o dentista com regularidade também vai te ajudar, contrate um plano odontológico. Além das manutenções regulares no ortodontista, você precisa realizar exames preventivos e limpezas uma vez ao ano.

Conheça o New Evolution

O New Evolution, desenvolvido pela New One, está revolucionando tudo que você conhece quanto a aparelhos ortodônticos. Ele é 4o% mais rápido, totalmente transparente, mais em conta que na concorrência e ainda diminui o número de consultas em 40%. Conheça agora as 10 vantagens do tratamento com o Aparelho Autoligado Transparente.

Como escovar os dentes com aparelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *