Dente com cárie atrapalha o tratamento com aparelho?

Dente com cárie atrapalha o tratamento com aparelho?

Um dente com cárie pode trazer inúmeros transtornos, como dor, sensibilidade, mudança de coloração e incomodo na hora da alimentação. Se você usa aparelho dentário, então, precisa ficar ainda mais alerta, pois a cárie pode SIM atrapalhar o seu tratamento e torna-lo ainda mais longo.

Se você quer garantir uma saúde bucal em dia, confira o texto de hoje e aprenda de uma vez por todas a se livrar e evitar o dente com cárie.

O que é uma cárie? 

A cárie é uma lesão estrutural no dente que sinaliza a deterioração, causada por tipos de bactérias que corroem o esmalte ou até a dentina. Elas se acumulam na placa bacteriana, onde contém saliva, restos de alimentos e substâncias naturais. Podem se formar entre os dentes, ao redor de próteses ou restaurações, perto da linha da gengiva e fóssulas e fissuras.

A bactéria transforma todo o açúcar e carboidratos em ácido, o que acaba desmineralizando o esmalte que cobre a coroa do dente (a parte visível). Em princípio, por ser uma mudança muito pequena, não é notada. Com o tempo, pode fazer grandes estragos a ponto de alcançar a camada mais interna do dente, onde se encontram a polpa dentária mole e as fibras nervosas.

Quais são os tipos de cárie?

Existem três tipos principais de cárie. São:

» cárie coronária, a mais comum que se localiza entre dentes ou superfícies de mastigação;

» cárie radicular, que aparece na velhice por conta de deterioramento natural causado pela retração das gengivas;

» cárie recorrente, que pode aparecer em volta de restaurações e coroas.

Quais são as consequências da cárie?

Um dente com cárie pode causar desconforto, fratura, incapacidade de morder, abscesso e sensibilidade.

Quais são os fatores de risco para o surgimento de cáries? 

» Idade: crianças e idosos, por conta de problemas na escovação e consumo de medicamentos, têm problemas mais frequentes com cáries.

» Escovação inadequada: você sabia que nos primeiros 20 minutos após a alimentação as bactérias dentro da boca estão em ponto de maior atividade? Portanto é recomendado que escove os dentes logo que terminar uma refeição. Isso vai impedir o processo de deterioração. O cuidado deve ser redobrado caso você goste de sorvete, mel, refrigerante e tudo que envolva açúcar. Esses alimentos podem ficar presos ao dente e são mais propensos a causar cáries.  Aprenda a escovar os dentes da maneira correta agora.

» Localização do dente: geralmente, os molares e pré-molares tê maior número de aparecimento de cáries. O motivo disso é que por estarem localizados na parte de trás da boca, a escovação não é tão fácil.

» Transtornos alimentares: pessoas que têm bulimia podem sofrer com cáries por conta do ácido do estômago presente no vômito. Em contato com os dentes, dissolve o esmalte dentário e pode causar cárie.

Dente com cárie pode atrapalhar o tratamento dentário? 

Se você está fazendo tratamento dentário e descobriu um dente com cárie durante uma consulta de rotina, precisa visitar um dentista. Saiba que dentes com cáries podem te fazer usar aparelho por mais tempo, porque a resistência promovida será maior. Sendo assim, será preciso mais tempo para realizar a movimentação necessária, além disso, mais força deverá ser aplicada.

Como tratar um dente com cárie?

Se o dente com cárie tiver apenas dado os sinais iniciais, como manchinhas brancas, é possível reverter o quadro. Porém, se o esmalte já tiver sido destruído, o dentista precisará preencher o local deteriorado com liga de prata, ouro, porcelana ou resina, através de uma restauração. Outra opção é a realização de tratamento de canal. Este só é indicado caso o nervo pare de funcionar. 

Tratar o dente com cárie antes ou depois do tratamento com aparelho?

Caso tenha o conhecimento da cárie antes de colocar o aparelho ortodôntico, opte por fazer a restauração ou o canal primeiro para depois fazer o tratamento. Como o aparelho pode dificultar um pouco a higienização, provavelmente você vai querer que tudo fique bem primeiro para não correr riscos de acometer outros dentes.

Como prevenir um dente com cárie? 

A melhor forma de prevenir um dente com cárie sempre vai ser através da escovação adequada. Pelo menos, três vezes ao dia e com utilização frequente de fio dental. A cada seis meses, é recomendado que faça uma limpeza profissional e exames para detectar possíveis desenvolvimentos de problemas bucais.

Se você for usar aparelho ou já estiver usando, vale a pena pesquisar sobre o aparelho autoligado transparente. Além de ser 40% mais rápido que a concorrência, mais discreto e mais confortável, ainda é muito mais higiênico devido a ausência das famosas ligaduras elásticas (borrachinhas). Entenda as 10 vantagens do aparelho fixo autoligado.

Dente com cárie Conheça o New Evolution 

O New Evolution, desenvolvido pela New One, é um aparelho autoligado desenvolvido especialmente para adultos. Por isso, é mais estético, mais rápido, com menor número de consultas e o melhor custo-benefício do Brasil.  Encontre agora um ortodontista credenciado e comece seu tratamento o quanto antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *