Dente do siso interfere no alinhamento dos dentes. Entenda.

Dente do siso interfere no alinhamento dos dentes. Entenda.

O dente do siso nasce tardiamente, por volta dos 16 e 25 anos. Por isso, acaba sendo chamado por muitos de “dente do juízo”, já que é nessa fase da vida que as pessoas estão amadurecendo. Mas, apesar de muitas piadinhas, o dente pode causar muitos transtornos. Um deles é quanto ao alinhamento dentário, já que existe a possibilidade de não ter espaço o suficiente para acomodá-lo.

Entenda tudo sobre o terceiro molar e sobre como ele pode afetar a saúde bucal de um paciente.

O que é o dente do siso? 

O dente do siso é o último molar de cada lado dos maxilares. Por serem os últimos a nascerem,  pode resultar em “falta de espaço”, podem ficar inclusos. Ou seja, presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, o que pode causar inchaço e dor.

Quais problemas podem ser causados pelo dente do siso? 

O dente do siso que nasce parcialmente, mal posicionado ou sequer consegue nascer pode causar problemas de alinhamento e diversos outros problemas. Conheça alguns:

Apinhamento de dentes

Quando o dente do siso está para nascer e não há espaço, pode acabar causando movimentação de outros dentes e até faze-los ficarem tortos. Além de prejudicar a estética, facilita o acúmulo de bactérias e sujeiras.

Inflamação

O acúmulo de bactérias pode causar inflamação. O paciente vai sentir dor intensa, edema e até sofrer com limitação da abertura bucal.  Se as bactérias chegarem na corrente sanguínea e a pessoa estiver com o sistema imunológico debilitado, a inflamação pode se espalhar pelo organismo.

Cáries e gengivites

Como o nascimento do dente do siso, pode entortar alguns dentes e a  higiene oral pode ser prejudicada. Caso nasça parcialmente, também há risco de facilitar acúmulo de alimentos e bactérias, causando cálculo dental (tártaro).

Calcificação

O dentes do siso também pode fazer fusão entre a raiz e o dente do osso. Com as duas estruturas unidas, fica muito mais difícil para realizar a extração, já que para isso, seria necessária a separação entre estes dois tecidos.

Como resolver problemas com dente do siso? 

A única forma de resolver problemas com dente do siso é removendo-0. Caso comece a sentir dor, não demore a procurar ajuda, porque o siso pode causar deslocamento dos outros dentes da arcada ou reabsorção do osso. Sendo assim, o segundo molar (dente do lado) pode até mesmo cair.

Antes dos 20 anos, pelos dentes terem raízes menores, a extração é mais fácil. Mas, em geral, a cirurgia é rápida (30 minutos por siso extraído) e indolor, por conta da aplicação da anestesia local. Há a possibilidade de extrair todos os molares em um dia só.

Nos primeiros dias, é comum sentir dor e inchaço e até algum sangramento. Seu dentista ministrará antibióticos e sua dieta ficará restrita durante alguns dias para que dê tempo de cicatrizar. A alimentação deve ser pastosa e gelada para ajudar a diminuir o inchaço.

A cicatrização completa leva mais ou menos uma semana.

≡ Perguntas frequentes sobre o dente do siso

Todo mundo tem dente do siso? 

Não. Algumas pessoas podem ter todos e outras, só alguns. Em alguns casos, o dente pode até estar ali, mas não ocorre a erupção.

Quantos são os dentes do siso?

Uma pessoa pode ter até quatro dentes do siso, sendo dois superiores e dois inferiores.

É preciso fazer cirurgia de remoção de siso sempre?

Só é necessário fazer cirurgia de remoção de siso, quando o nascimento cause dor ou afete o alinhamento dentário. Se os sisos estiverem posicionados no fundo da arcada e não prejudiquem, basta que tenha uma boa higienização e mantenha uma boa frequência no dentista para monitorar e tudo estará bem.

Como é feito o tratamento ortodôntico antes da remoção do siso?

No momento da consulta, o profissional da ortodontia avalia se os sisos já nasceram e se não, os espaços de erupção dos terceiros molares. Depois de uma análise criteriosa, avaliam se é melhor extrair o siso ou os pré-molares.

É possível ter que usar aparelho novamente após o nascimento do siso?

Sim, caso você já tenha feito tratamento com aparelho ortodôntico e seus dentes tenham ficado desalinhados por conta do siso, você deve fazer uso do aparelho novamente.

 

Dente do siso

Conheça o New Evolution 

Se você já fez tratamento com aparelho ortodôntico e está sofrendo porque vai precisar fazer de novo, por conta do dente do siso, não se preocupe. Temos a solução perfeita para você. O New Evolution, desenvolvido pela New One, é um aparelho autoligado desenvolvido especialmente para adultos. Por isso, é mais estético, mais rápido, com menor número de consultas e o melhor custo-benefício do Brasil. Conheça as 10 vantagens do aparelho autoligado estético.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *