Medo de dentista: usar aparelho dói?

Medo de dentista: usar aparelho dói?

Aquele friozinho na barriga, o suor, o nervoso…Ter medo de dentista é mais comum do que você imagina. Para se ter noção, estima-se que entre 9% e 15% norte-americanos (30 e 40 milhões) sofrem com ansiedade odontológica. Entretanto, as consequências podem ser graves. Geralmente, quem tem medo de dentista evita ir à consultas e, por isso, acabam convivendo com doenças bucais e más condições dentárias. Se este é o seu caso e ele é ocasionado por achar que usar aparelho dói, continue lendo este texto. Vamos te ajudar a superar seus traumas e esclarecer todas as suas dúvidas quanto ao desconforto e fobia.

Medo de dentista: usar aparelho dói? 

Se o seu principal motivo para ter medo de dentista é por achar que usar aparelho dói, vamos esclarecer tudo para você.

O aparelho ortodôntico pode causar incômodo na hora da instalação e nos primeiros dias, porque como é uma sensação diferente, demora um tempo até que se habitue ao que está acontecendo.

Além disso, também há a questão das aftas. Por conta do atrito dos braquetes com a bochecha e parte interna da boca, podem surgir essas pequenas lesões. Para evitar, a cera ortodôntica pode ajudar a proteger a mucosa das bochechas.

A maioria dos sintomas só aparece na fase inicial do tratamento. Mas se você quer garantir o conforto do começo ao fim, deve investir em um bom aparelho ortodôntico, como no autoligado fixo da New Evolution, desenvolvido pela New One.

O New Evolution é extremamente confortável. Por ser autoligado, e não possuir as famosas borrachinhas, o atrito entre o fio e o braquete é menor. O paciente tem uma sensação mais leve e a movimentação dentária é potencializada.  O fio é termoativo e, por estar em contato com o calor constante da boca, a pressão é feita por mais tempo, o que diminui a quantidade de vezes que deve ser apertado.

Entenda a diferença entre o aparelho autoligado x convencional.

Conheça outras vantagens do New Evolution

√ Aparelho autoligado mais discreto

O New Evolution é um Autoligado Transparente. Por isso, durante o tratamento, além da ausência das borrachinhas, você também terá a sensação de sorriso natural. Ou seja, vai parecer que você sequer está usando o aparelho.

√ Mais higiênico

A ausência das ligaduras elásticas (borrachinhas) facilita a higienização do dente, por isso dificilmente haverá acúmulo de bactérias no aparelho. Isso evita problemas como mau hálito e cálculos dentários.

√ Ótimo custo-benefício

O tratamento com o aparelho autoligado é discreto, exige menos consultas e manutenções e tem um tempo de tratamento reduzido. Entenda os custos.

medo de dentista

Medo de dentista: como superar? 

Se você realmente não aguentar mais sentir medo de dentista e quer “se livrar do problema”, a primeira coisa que  precisa fazer é se motivar a isso. Coloque na sua cabeça que é importante superar esse medo. Caso não consiga sozinho, pode contar com a ajuda de um psicólogo.

A participação de um profissional deste processo de superação é muito importante, principalmente para identificar a causa do medo. Apreensão por achar que usar aparelho dói? Trauma de infância? O que aconteceu que te fez ter tantas reações?

Como escolher um bom profissional que ajude a superar o medo de dentista? 

Peça indicações a pessoas próximas sobre profissionais de confiança que você possa gostar. Marque consulta com alguns diferentes e vá em todas. Só realize o tratamento necessário com aquele que realmente te passar confiança. Como você está em um processo de superação dos seus medos, encontrar alguém que se identifique será muito importante.

Na consulta inicial, não deixe de tirar todas as dúvidas e explique sobre sua relação conturbada com dentistas. A reação do profissional também será um indicativo se ele servirá para te atender ou não.

usar aparelho dói

O que mais pode ajudar a superar o medo de dentista? 

Para vencer o medo de dentista, você precisará trabalhar aos poucos. Siga algumas dicas e veja as mudanças acontecerem.

» Faça atividades relaxantes antes de ir à consulta. Vale ressaltar que bebidas ou comidas estimulantes não são uma boa escolha perto do horário também.

» Combine um sinal com o profissional para quando você sentir desconforto. Assim ele poderá parar e você poderá se acalmar sem ter crise de pânico.

» Faça exercícios de respiração sempre que sentir medo. Conte de um a cinco enquanto inspira e depois conte de cinco a um enquanto respira.

» Peça para que o dentista te explique sobre os passos do tratamento. A informação pode fazer o medo diminuir.

» Tente levar um fone de ouvido e coloque sua música favorita para tocar. Se isolar dos barulhinhos de motor podem te deixar mais calmo.

» Visitas curtas frequentes podem te ajudar. Além de manter a saúde bucal em dia, o que vai evitar problemas (que podem causar dores), você estará superando de pouquinho em pouquinho seu medo de dentista.

» Se recompense sempre que vencer o medo. Cada vez que voltar de uma consulta, faça algo legal. Vá ao cinema ou coma algo gostoso, se o dentista autorizar. Isso vai te ajudar a associar como recompensa e será mais fácil de superar.

medo de dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *