Mordida Cruzada: uma preocupação além da estética

Mordida Cruzada: uma preocupação além da estética

A mordida cruzada pode causar inúmeros problemas de saúde, incluindo dificuldades na respiração, mastigação, digestão e dicção. Por isso, quando detectado este tipo de problema, por não se tratar somente de estética, é preciso procurar um ortodontista competente o mais rápido possível.

O que é a mordida cruzada? 

A maxila (parte de cima), normalmente, possui um arco maior do que a mandíbula e, por isso, os dentes superiores ficam à frente dos dentes inferiores. Em casos de mordida cruzada, os dentes inferiores ficam na frente dos superiores. Em alguns casos, o desalinhamento é visível, mas, em outros, é muito sutil e acaba passando despercebido.

Mordida Cruzada imagem

Consequências:

» Assimetria do rosto e do sorriso

» Problemas na mastigação

» Problemas na dicção

» Problemas na respiração

» Retração de gengiva

» Perda de dentes

» Dores nas articulações

» Risco maior de cáries e doenças gengivais, por conta do posicionamento dos dentes

» Bruxismo

» Desgaste dos dentes

» Enxaquecas e dores na mandíbula

 

Causas da mordida cruzada 

A causa mais comum é a má formação da mandíbula, o que pode ocorrer por fatores hereditários. Alguns hábitos quando criança também podem contribuir para o aparecimento, como chupar dedo e usar chupeta e mamadeira em excesso.

 

Quais são os tipos de mordida cruzada? 

 

» Mordida cruzada anterior

Acontece quando os dentes frontais da arcada superior não cobrem os da arcada inferior e, por isso, quando a boca se fecha, os dentes de baixo ficam mais à frente.

 

» Mordida cruzada posterior

Os dentes de trás não têm o encaixe correto.

 

» Mordida cruzada lateral

É considerada cruzada lateral quando os dentes de apenas um dos lados dá boca se encaixam por fora dos de cima.

Mordida Cruzada

Como tratar a mordida cruzada

O tratamento, preferencialmente, deve ser feito no paciente ainda criança, por conta das consequência a longo prazo. Durante o crescimento, sem o tratamento, podem sofrer com má posição da articulação temporomandibular, a ATM, apresentando estalos na abertura e fechamento da boca e uma compressão das articulações, o que causa dor de cabeça, dor muscular e zumbidos no ouvido. A postura também pode ser prejudicada.

O diagnóstico precoce é fundamental, porque o tratamento na infância é bastante simples, enquanto na fase adulta pode ser bem complexo e envolver até mesmo cirurgias.

 

Opções de tratamento

 

√ Aparelho dentário

É a técnica mais conhecida e mais usada. Não só por conta do custo (é uma das opções com o menor custo), mas também porque hoje, já existem aparelhos ortodônticos estéticos que tornam o tratamento muito mais confortável.

 

√ Expansor palatino

O expansor palatino é um dispositivo que fica no céu da boca “forçando” a abertura da arcada dentária.  Além de ser extremamente doloroso, demanda de tempo para ir ao ortodontista, pois precisa ser ajustado periodicamente.

 

√ Cirurgia ortognática

É uma das medidas radicais para tratar o problema. Neste procedimento, o profissional quebra o maxilar do paciente e depois une com parafusos especiais. Muitas pessoas acabam se assustando, mas esta técnica corretiva é segura.

 

Escolha um bom profissional 

Antes de realizar qualquer tipo de tratamento, peça indicações de profissionais. Caso o aparelho ortodôntico seja mal aplicado, pode atrasar o tratamento, além de causar danos aos dentes.

 

Mordida cruzada Antes e Depois

 

 

Veja os melhores Antes e Depois do uso de Aparelho Autoligado.

 

Sistema Autoligado é confortável e evita cirurgias

O Aparelho Autoligado Estético New Evolution, desenvolvido pela New One, é perfeito para quem tem mordida cruzada, pois permite a maior expansão da arcada dentária, sem a necessidade de cirurgia ou remoção dentária.

O sistema autoligado funciona sem a ligadura elástica, as famosas borrachinhas coloridas, e, por conta do fio termoativado, o tratamento é potencializado.

 

Conheça mais sobre o New Evolution

♦ Mais estético: se você está apreensivo por fazer um tratamento dentário depois de adulto, aqui vai uma boa notícia: o New Evolution é totalmente transparente, do fio ao braquete.

♦ Mais rápido: o New Evolution é 40% mais rápido que na concorrência. Como o fio é termoativado faz leve pressão constante pressão nos dentes, o número de consultas também é reduzido.

♦ Mais higiênico: pela ausência das borrachinhas, ponto favorito de proliferação das bactérias, você terá um tratamento muito mais higiênico. A facilidade para escovar os dentes também vai diminuir as chances de cáries e problemas gengivais.

♦ Maior durabilidade: as peças do aparelho são extremamente resistentes, então dificilmente você precisará ir ao consultório do ortodontista além do previsto.

♦ Mais confortável: os aparelhos convencionais têm uma estrutura que causa atrito entre o fio metálico e o braquete. Já no autoligado, o atrito é menor. Isso significa que, por conta da baixa resistência do movimento dentário, o tratamento é bem mais confortável. Entenda a diferença Autoligado x Convencional 

Conheça mais opções de tratamentos dentários.

 

 

Mordida Cruzada

 

O New Evolution é a melhor opção de aparelho ortodôntico 

Se você gostou gostou do que o aparelho ortodôntico da New One pode te oferecer, procure um profissional credenciado e se jogue de cabeça em um jeito único de realizar um tratamento dentário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *