O que é ortodontia? Entenda

O que é ortodontia? Entenda

Você sabe mesmo o que é ortodontia? Muito ouve-se falar, principalmente quando se trata de aparelhos ortodônticos, mas ainda há desconhecimento sobre tudo o que essa especialidade da odontologia pode fazer.

Afinal, o que é ortodontia?

A Ortodontia tem como objetivo a correção da posição dos dentes e dos ossos do maxilar posicionados de maneira incorreta.  Essa especialidade da odontologia é muito importante, porque dentes tortos ou mal posicionados não recebem a higienização adequada. Além de serem sucessíveis a cáries, podem ser deteriorados precocemente devido à doença periodontal.

Quem não tem um bom alinhamento dentário também sofre com estresse nos músculos de mastigação, que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

O profissional da ortodontia chama-se ortodontista. Ou seja, além da formação em odontologia, precisam realizar uma especialização para estarem habilitados a realizarem os tratamentos que proporcionam qualidade de vida e bem estar.

Como saber a hora de procurar um ortodontista?

Agora que você já sabe o que é ortodontia, está na hora de entender quando precisa procurar um profissional especializado.

√ Aparência prejudicada pelo alinhamento dentário

√ Dores de cabeça frequentes

√ Deterioramento dentário

√ Problemas na mastigação ou na fala

Como é feito o diagnóstico do ortodontista?

Um ortodontista, antes de prescrever um tratamento, precisará:

» Analisar o histórico médico e dentário completo;

» Realizar radiografia;

» Realizar análise visual;

» Fazer moldes de gesso dos dentes do paciente;

» Fotografar o estado atual do alinhamento.

O que é ortodontia

Quais são os possíveis diagnósticos da ortodontia?

Existem alguns possíveis diagnósticos da ortodontia. Conheça:

O que é ortodontia: Apinhamento dentário

Quem tem apinhamento dentário, não tem espaço na boca para acomodar para acomodar os dentes. Isso resulta em desalinhamento.

O que é ortodontia: Diastema

Diastemas são falhas ou espaços entre os dentes, que podem ser resultado de “falta de dente” ou dentes que não preenchem a boca.

O que é ortodontia: Sobremordida

A sobremordida é conhecida popularmente como “dentes salientes”. Nessa má oclusão, há excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Isso significa que os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, o que interfere na estética e mastigação.

O que é ortodontia: Problemas de mordida

Além da sobremordida, existem outros tipos de problema, como:

  1. Mordida cruzada: a mordida cruzada é quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
  2. Mordida cruzada anterior: quem tem mordida cruzada anterior possui a arcada inferior projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
  3. Mordida aberta: a mordida aberta tem como característica espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Desvio da linha mediana

A ortodontia também pode resolver desvios de linha mediana. O problema ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

Qual é o melhor tratamento ortodôntico para os pacientes?

Não existe “o melhor tratamento ortodôntico” num geral. Existe o melhor tratamento para cada paciente individualmente, com base nas necessidades e estilo de vida. Sendo assim, a pergunta só pode ser respondida por um profissional, após uma extensa avaliação.

Diversos métodos e aparelhos podem ser usados na ortodontia para a correção da posição dos dentes e dos ossos. Conheça alguns:

Aparelho Ortodôntico Convencional

O aparelho ortodôntico convencional é metálico, que permite a escolha das borrachinhas coloridas. Possibilita o alinhamento dentário em um prazo extenso. Como não permite tanta expansão na arcada, para complementar o tratamento, podem ser feitas algumas extrações superiores, inferiores ou em ambas as arcadas.

Estão disponíveis também na versão transparente.

CORES DE BORRACHINHA DE APARELHO

Aparelho Ortodôntico Autoligado 

O aparelho autoligado é o mais moderno do mercado. Além de ser discreto, já que não possui borrachinhas, é mais confortável, permite grande expansão na arcada e acelera o tratamento em 40%. Conheça agora  as 10 vantagens do uso do aparelho ortodôntico autoligado.

Existem versões, como o New Evolution, aparelho desenvolvido com a mais alta tecnologia pela New One, que são totalmente transparentes.

Aparelho Ortodôntico Transparente

Expansor Palatino

O expansor palatino é um aparelho usado em conjunto com os convencionais. Como o convencional não possibilita a expansão da arcada, o expansor alarga, na tentativa de arrumar os espaços necessários para alinhar os seus dentes. São dolorosos, pois podem chegar a uma pressão nos dentes superior a um kg de força.

O que é ortodontia:

Aparelho Dental Móvel – Contenção 

O aparelho dental móvel, em grande parte das vezes, é indicado para complementar o tratamento com o fixo. O motivo disso é que a principal função é conter os dentes e impedir que saiam do lugar.

Alinhadores transparentes

Os alinhadores transparentes são feitos com base na dentição de cada paciente. São ideais para consertar pequenas imperfeições e são móveis.

O que é ortodontia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *