Ortodontia infantil: idade ideal para usar aparelho

Ortodontia infantil: idade ideal para usar aparelho

A Ortodontia Infantil é  uma das áreas mais importantes que existem. Como é feita a intervenção quando o maxilar está em desenvolvimento, o tratamento corrige mais facilmente o posicionamento incorreto dos dentes. A ortodontia preventiva, como é chamada, apesar de não poder ser aplicada a todos os casos, pode auxilar nos mais graves, como mordida cruzada e sobremordidas.

Entenda agora qual é a idade ideal para o tratamento com aparelho ortodôntico e saiba como é realizado o tratamento.

Aparelho Ortodôntico para crianças: como funciona

Ao longo dos anos, os aparelhos ortodônticos para crianças passaram por muitas mudanças. Com a descoberta de novas tecnologias, está cada vez mais fácil reduzir o tempo de tratamento e tornar tudo mais confortável.

Um fato interessante do uso dos aparelhos é que não necessariamente o tratamento começa ao notar dentes tortos. Na verdade, como se trata de uma fase de desenvolvimento, será feita toda uma análise após a primeira fase da troca de dentição. Serão observados hábitos (como chupar dedo e roer unha), estrutura óssea, mordida cruzada, diastemas, mordida em topo e cáries. Dependendo do que for encontrado, aproveitando que os ossos da face não foram completamente calcificado, inicia-se a intervenção.

Benefícios da ortodontia infantil

√ O uso de aparelho ajuda na mastigação e respiração

√ Guia os dentes permanentes para posições favoráveis

√ Corrige hábitos de sucção

√ Diminui o impacto entre dentes

Fases do tratamento com aparelho ortodôntico em crianças

O tratamento com aparelho ortodôntico em crianças é dividido em três fases: interceptativa, corretiva e de contenção. Saiba mais sobre o que é feito em cada uma delas:

Fase interceptativa na ortodontia infantil

Na fase interceptativa, o intuito do odontopediatra é corrigir desequilíbrios dos ossos da face, posições dos dentes e músculos em desenvolvimento. Iniciar cedo (a partir dos seis anos) garante benefícios como redução de tempo de tratamento e diminuição das chances de extração na fase adulta.

Como é uma fase em que os dentes permanentes estão nascendo, frequentemente serão realizadas radiografias para observar se há espaço para a dentição.

O que mais é feito nesta fase?

» Controle de hábitos prejudiciais (chupar dedo, interposição de língua e roer unha)

» Avaliação da respiração

Fase corretiva na ortodontia infantil

Na fase corretiva, já que a fase interceptativa foi realizada com sucesso, o foco é alinhamento com o auxílio de aparelhos fixos.

Fase de contenção

Para finalizar o tratamento com aparelho em crianças, há a fase de contenção. O paciente passará a usar aparelhos móveis para finalizar e lapidar o alinhamento. O acompanhamento do profissional e observação dos pais neste caso é extremamente importante. Como o aparelho pode ser retirado a qualquer momento, casos de relapso quanto a isso podem causar surpresas nada agradáveis.

Ortodontia infantil: idade ideal para usar aparelho

Na ortodontia infantil, não existe idade para iniciar o tratamento. O que vai dizer a hora de começar a intervenção é o objetivo e o tipo de má oclusão. Algumas crianças até mesmo começam a usar aparelho antes dos dentes de leite caírem, por conta de problemas que podem afetar negativamente a vida e que precisam ser corrigidos rapidamente.

Quais as opções de tratamento com aparelho para criança?

A escolha do tipo de aparelho dependerá do caso do paciente. Caso os ossos da face não esteja calcificados ou a troca dos dentes permanentes estiver já finalizada, é recomendado o uso dos fixos. Já se a criança está em fase de crescimento (entre 6 e 12 anos), é possível usar o móvel.

O ideal é procurar um ortodontista que indique o tratamento correto para os pequenos. Além de garantir sucesso, ajudará na autoestima. Vale lembrar que na infância, o bullying é muito comum nas escolas. Sendo assim, escolher um aparelho discreto é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *