Prognatismo: é possível tratar com aparelho ortodôntico?

Prognatismo: é possível tratar com aparelho ortodôntico?

O prognatismo mandibular é motivo de baixa autoestima em muitas pessoas. Como a arcada dentária inferior ultrapassa a arcada superior, uma das consequências é o queixo proeminente, além, é claro, de dificuldade para falar e mastigar.

Esse tipo de mordida cruzada, no entanto, tem tratamento. Com um pouco de paciência, você poderá sorrir sem preocupação. Conheça mais sobre o prognatismo e o que o aparelho ortodôntico pode fazer para melhorar.

O que é prognatismo? 

O prognatismo mandibular é um tipo de mordida cruzada no sentido antero-posterior. Ou seja, os dentes inferiores ultrapassam os superiores e, como resultado, o maxilar e o queixo são projetados para frente. Nas condições ideais, para que a mastigação aconteça corretamente, os dentes da arcada superior devem encaixar nos inferiores, de maneira que os incisivos da arcada superior cubram parcialmente os inferiores.

Como consequência, o prognatismo mandibular causa dificuldade na fala, mastigação, além de desarmonia ou deformidade na face.

Entretanto, apesar de haver motivos para preocupação, não é preciso ter pânico. Afinal, além de existir tratamento, muitas pessoas têm. Um exemplo é a atriz Ingrid Guimarães, que realizou cirurgia para corrigir o problema.

Quais são os tipos de prognatismo mandibular?

Existem quatro tipos de prognatismo mandibular. São eles: maxila bem posicionada com a mandíbula para frente (protruída); mandíbula bem posicionada com a maxila para trás (retruída); maxila e mandíbula retruídas; maxila retruída com mandíbula protuída.

Qual é a causa do prognatismo mandibular? 

O tipo mandibular é uma má formação dos ossos faciais. As causas mais comuns são genética ou hereditária. Porém alguns fatores estimulam o desenvolvimento, como chupar dedos ou chupeta, problemas respiratórios e como a língua é posicionada na boca.

Como prevenir?

Se a criança tiver tendência ao prognatismo por conta de histórico familiar, deve-se acompanhar as alterações do crescimento maxilar. Geralmente se manifesta com o tempo, mas os sinais – mesmo que pequenos – vêm cedo. O melhor procedimento para tratamento é avaliado caso a caso, de acordo com investigação familiar e causa da má formação.  De qualquer maneira, é mais do que fundamental o acompanhamento de um odontopediatra logo que os dentes de leite começarem a nascer. Assim, caso seja necessário realizar algum procedimento, a intervenção será mínima.

Também pode ser realizado um tratamento interceptivo. Nele, é feito um exame para determinar idade fisiológica da criança. Como o prognatismo, geralmente, se instala pouco antes do surto de crescimento da puberdade, é preciso definir uma estratégia para minimizar os problemas.

 

Quais são os tipos de tratamento de prognatismo mandibular?

O tratamento, se não for feito preventivo ou interceptivo, deve ser feito após o pico de desenvolvimento da puberdade. Esse prazo é determinante para assegurar o fim do crescimento da mandíbula. Entretanto, ainda assim, é preciso analisar para avaliar o caso.

Conheça alguns tipos:

Tratamento ortopédico

O tratamento com os aparelhos ortopédicos atuando diretamente no desenvolvimento das bases ósseas (maxila e mandíbula).

Tratamento ortodôntico

O tratamento de prognatismo pode ser realizado com diversos aparelhos ortodônticos. Os mais comuns são: aparelho língua e aparelho autoligado estético.

Cirurgia ortognática

Essa é uma medida que só deve ser considerada, caso nenhum outro tratamento tenha surtido efeito. Isso pode acontecer, devido a predominância da genética. Na cirurgia ortognática, o profissional de ortodontia quebra o maxilar do paciente e depois une com parafusos especiais.

Entenda os benefícios do autoligado estético no tratamento de prognatismo

Quem tem prognatismo costuma se sentir incomodado com a aparência, devido a predominância do maxilar. Portanto, na hora de realizar o tratamento, é necessário pensar em uma opção discreta. O aparelho estético autoligado New Evolution, desenvolvido pela New One, está se destacando no mercado devido por conta das inúmeras vantagens.

Entenda as 10 vantagens do aparelho autoligado transparente.

prognatismo

 

Encontre um profissional credenciado

Os casos de prognatismo devem ser cuidados por profissionais especializados no assunto. Como é um problema que envolve dificuldade na mastigação, fala, respiração e pode até mesmo levar à sobrecarga das estruturas dentárias e faciais, é importante não hesitar ao procurar tratamento. Encontre um profissional credenciado e inicie o tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *