Tabagismo e saúde bucal: Tudo o que você precisa saber

Tabagismo e saúde bucal: Tudo o que você precisa saber

Fumar cigarro tem um efeito prejudicial à saúde bucal. Fumar também tem um efeito negativo nos processos de cicatrização na boca. Além disso, o fumo pode causar descoloração dos dentes e molares e é mais provável que ocorra a descoloração de restaurações e dentaduras.

 

Problemas de gengiva por fumar

Está cientificamente estabelecido que exista uma ligação clara entre tabagismo e doenças gengivais. Os fumantes são muito mais propensos à doença gengival e desenvolvem-na em uma idade mais jovem do que os nãos fumantes.

Sangramento nas gengivas é uma primeira indicação do início da doença gengival. A nicotina, no entanto, impede que as gengivas doentes sangrem tão rapidamente.

Como resultado, você e seu dentista geralmente descobrem tarde demais quando as gengivas estão doentes. Normalmente, o osso da mandíbula, no qual seus dentes estão localizados, já está afetado.

E o maxilar afetado não se torna mais saudável! Esta é uma das principais razões pelas quais os fumantes perdem mais dentes do que os não fumantes.

Se você parar de fumar, evitará que a saúde bucal se agrave ainda mais. Parar de fumar também torna o tratamento pelo dentista muito mais bem-sucedido. Então, parar de fumar contribui para gengivas mais saudáveis.

 

Câncer bucal do tabagismo

Se você fuma, o risco de câncer de boca é muito maior do que se você não fuma. Se você também consome regularmente muito álcool, o risco de câncer de boca aumenta completamente.

Uma visita regular ao dentista aumenta a chance de o câncer bucal ser detectado. Em parte por esse motivo, é aconselhável visitar o dentista mesmo que você não tenha mais seus próprios dentes.

 

Parar de fumar contribui para uma boca saudável

Você sabia que parar de fumar pode contribuir para uma boca saudável? Claro que você está ciente de que pode sofrer câncer de pulmão e doenças cardiovasculares ao fumar. Menos conhecida é a influência do tabagismo na saúde bucal.

Entre outras coisas, os fumantes são mais propensos a desenvolver infecções na gengiva do que os nãos fumantes. O efeito positivo disso já pode ser observado em sua boca duas a seis semanas após você parar de fumar.

 

Substâncias nocivas

Todos os tipos de substâncias nocivas são liberados durante o fumo, incluindo alcatrão e nicotina. O alcatrão é o elemento mais importante no desenvolvimento do câncer. A nicotina entra rapidamente na corrente sanguínea e tem um efeito direto no corpo.

A nicotina estreita os vasos sanguíneos, acelera a frequência cardíaca e aumenta a pressão sanguínea. A atividade das células imunológicas no sangue diminui.

É importante que tente se livrar do tabagismo, procurando uma clínica de reabilitação ou médico especialista.

Os efeitos do tabagismo se estendem não apenas ao coração e aos pulmões. Todos os tecidos que entram em contato direto com a fumaça do tabaco podem ser danificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *